Skip Navigation Links

Reunião lança a CANPAT 2019
13/03/2019 - Saúde e Segurança

foto: ENIT/MINISTÉRIO DO TRABALHO

Brasília/DF - O Ministério da Economia, por meio da Secretaria do Trabalho e da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) iniciou os preparativos para a Campanha Nacional de Prevenção e Acidentes de Trabalho, a CANPAT 2019.

Instituída em 1971, a CANPAT é um conjunto de ações proativas que visam a promoção de uma cultura de segurança e mobilização da sociedade para a necessidade de ações de prevenção no ambiente de trabalho.

A primeira reunião, realizada na SIT, na tarde de quarta (27), em Brasilia, teve a participação, via Skype, do Diretor Técnico da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes, da chefe da Coordenação de Educação, Sonia Maria José Bombardi, da assessora da Diretoria Técnica, Tereza Luiza Ferreira dos Santos e de instituições que representam os trabalhadores, empregadores e a sociedade civil organizada.

O Diretor reforçou a participação da Fundacentro durante a CANPAT com ações integradas em segurança e saúde do trabalhador, e, transmitiu aos participantes, a mensagem da Presidente, Marina Brito Battilani de colocar à disposição da SIT, o apoio de todas as Unidades Descentralizadas da Fundacentro para o êxito das ações no país.

A CANPAT 2019 terá como tema: "Gestão de Riscos Ocupacionais - o Brasil contra acidentes e doenças do trabalho".

A SIT pretende compor, ainda este ano, um Comitê Gestor que terá como função auxiliar a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho nas ações previstas para o período.

"A participação institucional da Fundacentro e no Comitê Gestor são muito importantes, enquanto parceira do Ministério da Economia", disse Spinelli.

Para o Coordenador Geral de Segurança e Saúde no Trabalho, o Auditor Fiscal, Kleber Pereira de Araújo e Silva, "todos devem estar engajados em ações da CANPAT: a SIT, a Fundacentro e demais instituições da área prevencionista".

Durante a reunião, o Diretor lembrou do Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, celebrado em outubro e que a instituição deve integrar esta ação. Destacou, também, a necessidade de inserir a logomarca da Fundacentro nas peças de divulgação da CANPAT e sugeriu que o CONPAT (Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho), pauta discutida em 2018, seja realizado em 2020, em razão do tempo exíguo para a realização do evento.

Ao final da reunião, o Diretor Técnico agradeceu o apoio dos auditores fiscais, José de Almeida Junior e Kleber Pereira pela condução das ações da CANPAT.

A reunião da CANPAT esteve representada presencialmente pelo servidor do Centro Regional do Distrito Federal, Swylmar dos Santos Ferreira.


Para verificar o material da campanha acesse:

CANPAT 2019

PDF

 


Compartilhar  | E-mail Facebook Google Plus Twitter LinkedIn
Inteligência Ambiental © 2013
Todos os Direitos Reservados