Skip Navigation Links

Verão no Clima traz sessões da Mostra Ecofalante a todo litoral paulista
11/01/2019 - Meio Ambiente
Lixo, pesca predatória e mudanças climáticas são alguns dos temas abordados pelo premiado longa-metragem australiano  Triste Oceano (Blue), que ganha exibições de 11/01 a 23/02 em 16 cidades do litoral paulista.
 
As sessões que integram o projeto Verão no Clima 2019,  desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, são gratuitas e serão realizadas nos 16 municípios do litoral paulista. A campanha tem como foco estimular o cuidado com a geração e o descarte de lixo nas praias durante as férias de verão. Além das exibições do filme, a programação conta com mutirões de limpeza, corridas e caminhadas, assim como ações de conscientização nas redes sociais e meios de comunicação.
 
O filme é um alerta sobre o fato de que metade da toda a vida marinha já foi perdida nos últimos 40 anos. Trata-se de uma viagem provocativa ao reino dos oceanos, com filmagens realizadas durante dois anos na Austrália, Havaí, Indonésia e nas Filipinas. Participam da obra especialistas renomados que alertam sobre a necessidade da preservação dos oceanos – entre eles, a jovem especialista em tubarões Madison Stewart, a Dra. Jennifer Lavers (pesquisadora do Instituto de Estudos Marítimos e Antárticos) e os australianos Mark Dia (ativista) e Lucas Handley (biólogo marinho e fotógrafo subaquático).
 
Escrito, dirigido e coproduzido por Karina Holden em 2017, o longa-metragem tem duração de 76 minutos e conta com legendas em português. O trailer oficial pode ser acessado em https://www.youtube.com/watch?v=dg-tUZG2vsA.
 
Segundo a crítica especializada, o filme mostra belíssimas cenas da natureza e, ao mesmo tempo, traz imagens brutais dos problemas com os quais os oceanos se confrontam hoje. Causou impacto devido ao equilíbrio entre conteúdos factuais pesquisados com seriedade e ferramentas estilísticas em parte poéticas e estéticas.
 
A obra foi destaque na última edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, considerado como o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais. Realizada anualmente desde 2012, a Mostra contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras ao público brasileiro. O festival é organizado pela Ecofalante, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a educação para o desenvolvimento sustentável.
 
A campanha Verão no Clima 2019 é realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, na Coordenadoria de Educacao Ambiental, CETESB, Sabesp e Mercado Jovem e apoiada pelas empresas Getnet, Heineken Brasil, Nivea, Baruel, Crystal e Trecbox.
 
Para acompanhar outras ações do Verão no Clima acesse o site www.ambiente.sp.gov.br/veraonoclima e também as redes sociais http://facebook.com/veraonoclima e https://www.instagram.com/veraonoclima/ .
 
Serviço
Exibições do filme “Triste Oceano”
As sessões gratuitas e acontecem sempre às 19h00
Datas: 11 de janeiro a 23 de fevereiro
 
11/01 – Ilhabela – Praia do Perequê
12/01 – São Sebastião – Balneário dos Trabalhadores
18/01 – Itanhaém – Praça 22 de abril
19/01 – Peruíbe – Praça Matriz
20/01 – Santos – Concha Acústica
25/01 – Bertioga – Enseada (tenda de eventos)
26/01 – Cubatão – Parque anilinas
01/02 – Cananéia – Casa caiçara
02/02 – Iguape – Barra do Ribeira
03/02 – Ilha comprida – Boqueirão
08/02 – São Vicente – Canto Ilha Porchat
09/02 – Praia Grande – Nova praça Duque de Caxias
10/02 – Mongaguá – Centro Cultural Raul Cortez
16/02 – Guarujá – Praça dos Expedicionários
22/02 – Ubatuba – Praça em fente à FUNDARTE
23/02 – Caraguatatuba – Praia da Cocanha
 
Contato
Mostra Ecofalante – Comunicação
luiza.ecofalante@gmail.com / (11) 3031-4635
 
Verão no Clima
veraonoclima@gmail.com


Fonte: Ambiente SP.


Compartilhar  | E-mail Facebook Google Plus Twitter LinkedIn
Inteligência Ambiental © 2013
Todos os Direitos Reservados